• 10/12/2024
  • Caderno: Notícias
  • Cidade: Macapá - AP
  • Fonte: Portal Agência Amapá

DETRAN Amapá apresenta sistema de telemetria para obtenção da CNH em novo local de provas práticas, em Macapá


Modelo foi apresentado pela primeira vez aos representantes e instrutores de autoescolas do estado.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) apresentou para representantes e instrutores de autoescolas o novo sistema de telemetria, que passa a ser utilizado nas provas práticas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na segunda-feira, 9.

O sistema foi apresentado para centros de formação de condutores no Parque de Exposições da Fazendinha, na Rodovia Josmar Chaves Pinto, Zona Sul de Macapá, que passa a ser o novo local para aplicação dos exames de direção veicular, que eram realizados nas vias do bairro Renascer, em Macapá. Em ambiente controlado, a nova sede da banca examinadora atenderá candidatos de Macapá e Santana.


A partir de agora, a avaliação terá um novo formato, com uma tecnologia de ponta que permite o gerenciamento do exame prático por meio de câmeras de vídeo, microfones e sensores utilizados na embreagem, setas, freio de mão, cinto de segurança e motor, além de um disco rígido para armazenar as informações.

“É uma garantia de transparência e agilidade. A partir de então, o examinador dará auxílio para o sistema, que fará a maior parte da avaliação, registrando toda a ação do candidato”, pontuou a coordenadora de Provas do Detran, Leyla Homobono.

O objetivo da mudança é dar mais segurança para o candidato e para o processo do exame em si. A partir dos novos mecanismos, o candidato terá a oportunidade de visualizar todo o percurso após a prova, podendo contestar o exame com imagens e gravações, em casos necessários.

Para o diretor-geral da autoescola Ideal, Adriano Santana, as mudanças ganharam o amplo apoio dos centros de formação de condutores, que deverão adaptar o ensino à nova modalidade de avaliação do Detran.

“Isso vai melhorar muito a transparência no exame prático em todas as categorias, evitando conflito de informações, pois é uma prova inquestionável. Dessa forma, tem todo o apoio das autoescolas, que também prezam pela transparência no processo”, pontuou Santana.